A União Faz a Força

Jogral: A União Faz a Força

Participantes:
Ouvidos (briguento) _________________
Boca (tagarela) _________________
Coração (amoroso) _________________
Pernas (burrinho) _________________
Mãos (brincalhão) _________________
Olhos (inteligente) _________________

TODOS: Bom dia!!!
Olhos: Antes de começarmos, vamos nos apresentar...
Pernas: Ih, tarde demais, nós já começamos!!!
Ouvidos: Não começamos ainda não, pernas!
Boca: Boommm diaaa! Lembra? Já começamos sim.
Coração: Amigos, vamos deixar isso pra lá, e vamos continuar, tudo bem?
Mãos: É. Ou então a gente podia deixar isso pra lá e continuar... (dá uma risadinha)
Pernas: (cochicha com o coração) Não foi isso você disse???
Coração: (dá um sorriso, mas ignora)
Olhos: Como eu ia dizendo... Antes de continuarmos, vamos nos apresentar aos irmãos... Eu sou os olhos, sou o responsável em ver o que está acontecendo ao nosso redor.
Pernas: Oi, eu sou as pernas... Eu ando... É isso, né? (pergunta para os olhos)
Olhos: (confirma com a cabeça)
Boca: Oi pessoal, bom dia de novo gente, que emoção estar com vocês... Nossa, não sei nem o que falar...
Mãos e Olhos: Acho que se apresentar seria uma boa idéia!
Ouvidos: Bingo!!!
Boca: Ta bom, ta bom, me empolguei um pouco, vou me apresentar... é que eu gosto de falar, é alguma coisa em mim, que não consegue parar de falar...
Ouvidos: Isso todo mundo já percebeu, o que ninguém sabe ainda é...
Ouvidos, Mãos, olhos e Pernas: Quem é você?!!!
Coração: Calma gente, ele ta se esforçando...
Mãos: Imagina se não estivesse...
Coração: Mããos...
Mãos: Hummm. Desculpe... Pode continuar boca, temos a manhã toda.
Boca: Obrigada. Como a mão acabou de dizer, obrigada novamente, sou a boca. Comer e falar é comigo mesmo. São os meus departamentos...
Ouvidos: Ficar quieto também é departamento seu, amiga.
Mãos e Ouvidos: O menos usado.
Pernas: Diga-se de passagem...
Coração: Bom dia queridos, eu sou o coração. Sou o responsável em mandar sangue para todo o corpo.
Mãos: E é ele quem coloca ordem na casa também...
Ouvidos: Eu sou os ouvidos, minha função principal é obvia: ouvir.
Mãos: E por fim, mas não menos importante... Eu sou as mãos, eu levo a comida até a boca...
Ouvidos: E pode ajudá-la a ficar calada também.
Boca: Isso já ta virando perseguição!!!
Mãos: Eu pego os livros que os olhos querem ler...
Pernas: E vira as páginas também!!!
Mãos: Obrigado, pernas, seu comentário foi realmente fundamental... Tapo os ouvidos se ele não quiser ouvir algo... etc.. etc.. etc..
Ouvidos: Ih mãos, você ta aqui só pra servir os outros, pelo visto...
Mãos: Não é verdade, faço o que eu quero.
Ouvidos: Claro que faz... hehe
Mãos: Faço sim. Continua falando... Depois quando você ficar fazendo cera, meu caro ouvido, não vou te ajudar. Mas não sou só eu que sou servente aqui não... Como é que as pernas sabem que ta na hora de ir pra frente ouvir a historinha de manhã???
Pernas: Quando o ouvido escuta: deixai vir a mim os pequeninos...
Mãos: E por que é que você vai até lá na frente, pernas? A história te ajuda em alguma coisa?
Pernas: Não. Vou por causa do coração, faz bem pra ele essas historinhas.
Mãos: Isso foi só um exemplo... Todos vocês são servos também!!!
(coração e olhos ficam só observando)
Coração: Isso não fazia parte do Jogral, mas dá pra aproveitar e começar daí, né olhos?
Olhos: Com certeza. Vocês por acaso lembram o tema da Escola Sabatina?
TODOS: A união faz a força. (um olha pro outro, com vergonha...)
Pernas: Somos todos diferentes
Olhos: Deus nos criou assim
Mãos: E não somos diferentes apenas na aparência física.
Ouvidos: Temos diferentes dons e talentos também.
Coração: Diferentes temperamentos, opiniões...
Boca: Diferentes tendências, diferentes dificuldades e facilidades.
Pernas e Mãos: Exatamente por isso, cada um de nós tem uma função.
Coração: Uma função especial que só nós podemos desempenhar.
Boca e Ouvidos: Cristo é como um corpo
Olhos: Um corpo que tem muitas partes
TODOS: Todas as partes formam um só corpo.
Mãos: E se o pé disser: eu quero ser a mão, senão não faço parte do corpo!
Ouvidos e Coração: Nem por isso, deixará de ser parte do corpo...
Olhos: E se o ouvido disser: como não sou olho, não sou do corpo!!!
Boca e Pernas: Nem por isso, deixará de ser parte do corpo...
Pernas: Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir???
Mãos: E se fosse todo ouvidos, como poderíamos cheirar?
Olhos: Se o corpo fosse uma parte só, logo,
TODOS: Não seria um corpo.
Coração: Portanto, o olho não pode dizer para a mão: Não preciso de você!
Ouvidos: E a cabeça também não pode dizer para os pés: não preciso de você.
Pernas e Boca: O fato é: Olhos, mãos e pernas: As partes que parecem ser fracas
Coração, ouvidos e boca: São as mais necessárias
Coração, ouvidos e boca: As partes mais feias
Olhos, mãos e pernas: São as que necessitam de mais atenção...
Boca: Se uma parte do corpo sofre
Olhos, mãos, ouvidos, coração, pernas: Todas as outras sofrem com ela
Mãos: Se uma parte do corpo é elogiada
Olhos, boca, ouvidos, coração, pernas: Todas as outras se alegram com ela.
Ouvidos: Somos muitos e diferentes membros
Pernas: De um só corpo
Coração: Cada membro é especial e indispensável.
Mãos: Vamos trabalhar unidos
Olhos: Ajudando uns aos outros
Boca: Afinal...
TODOS: A união faz a força!!!


Fonte J.A. Online

Dica: Para que a apresentação deste jogral fique completa cante com um grupo a música “Unidos em Cristo” da cantora Sonete.

Comentários