A Família Ideal - Dinâmica

Destinatários: Grupos de Casais
Material:  
Oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor.
Desenvolvimento:
1- O líder convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes com no máximo de 5 casais. Escolhem um nome de família e, colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica. A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação, ou não, funciona de acordo com o tempo disponível. Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova recebe um coração.
2- O Líder vai propondo as equipes as diferentes provas: 
a) A família que chegar primeiro junto a ele, com a lista de todos os integrantes de uma família vizinha, recebe o coração da Comunicação. 
b) A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. 
c) A família que conseguir formar primeiro uma fila de acordo com a ordem alfabética dos nomes, recebe o coração da Cooperação. 
d) A família que conseguir primeiro escrever um versículo bíblico em uma mensagem em 3 celulares, recebe o coração da Compreensão. 
e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. 
f) As que apresentarem em forma de “estátua” o significado de união ( todos da equipe devem fazer parte), recebem o coração da União. 
g) As famílias que apresentarem o melhor conjunto vocal recebem o coração da Amizade 
h) As famílias que apresentarem o melhor “slogan” (frase de efeito) para casais recebem o coração da Fé.
QUAL EQUIPE TRABALHOU EM CONJUNTO E REPRESENTA UMA FAMÍLIA PERFEITA?
3- Em equipe avalia-se a experiência: 
Para que serviu a dinâmica? 
De que maneira pode associar a dinâmica à família? 
Que podemos fazer para que haja mais integração?
 4- As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.
5- De que maneira pode associar a dinâmica à vida do grupo?
6- Que podemos fazer para que haja mais integridade?

Comentários